O Facebook anunciou hoje a maneira como as mudanças irão impactar na maneira como classifica os conteúdos do seu feed de notícias, o que trará grandes mudanças sobre como são distribuídos e como os usuários recebem o conteúdo.

Basicamente serão duas as diretrizes:
1 – Priorizar conteúdo dos amigos mais próximos.
2 – Priorizar links que aparentemente são mais importantes com base no que o usuário já pesquisou.

O Facebook tem como objetivo manter o usuário conectado o maior tempo possível na rede, e pra isso manipula algoritmos para fazer com que a própria rede seja cada vez mais interessante ao usuário. Pegou a deixa? Foco no cliente (que aqui é o usuário – e aqui ele é rei). Sabendo disso, o Facebook entende que é mais importante a qualidade do conteúdo do que a quantidade. Isso quer dizer que as pessoas tendem a preferir ver postagens de pessoas próximas à elas (família, amigos, ou até mesmo notícias e artigos de interesses específicos que elas seguem).

Isso nos mostra um sinal de alerta pois cada vez mais o Facebook está priorizando as publicações de pessoas que estejam de fato próximas. Seja em postagens marcadas, fotos em que amigos são marcados, locais em que essas pessoas fazem check-ins, em quem ela conhece que também tenha feito check-in – ou seja: com base na sua interação com a rede, ela aprende cada vez mais sobre você e assim ela vai montando a sua “Bolha”.

Ok, e na prática, isso vai impactar minha Página (Fanpage)?
Sim, irá impactar. Mas devemos considerar agora que, quem se interessa pelo seu conteúdo de fato, agora terá mais fluidez na comunicação e interação. Se o que as pessoas dizem gostar, é aquilo que elas irão receber, agora cabe a nós sabermos produzir um conteúdo de fato relevante e não apenas apelativo publicitariamente falando.
O recado está dado: devemos aguçar nosso senso de oportunidade, para sermos oportunos.

Aqui na 1Plano dizemos que é simples ter eficiência nas redes sociais: Basta ser social. O quê isso quer dizer? Quer dizer que, sermos mais sociais tem muito mais a ver com empatia (entender o outro) do que ficar bombardeando com informações que muitas vezes podem nem ser tão interessantes para quem nos segue.

Fonte: Facebook

Next article